terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para aulas e professores do Grupo e Quorum

Recentemente vi uma idéia interessante e simples funcionar nas aulas do grupo de sumo sacerdotes.

Qual a aula de hoje? alguém trouxe o manual?? são perguntas frequentes nos domingos. É bem comum ter uma classe onde ninguém estudou a aula.

É comum membros antigos se acomodarem com seu vasto conhecimento do evangelho, conhecimento de citações, experiencias pessoais e de outrem.... historias de chamados passados... as vezes já foram bispos, presidentes de estaca, presidente de missão, as vezes é 70 de área... Terminam se acomodando e não leem a aula, não trazem o manual...

A idéia simples foi a seguinte. SORTEIO do professor. Todos sabem qual é a aula, todos sabem que será sorteio. Quando chega no domingo, na hora da aula há um sorteio dentre os presentes e o felizardo será o professor na mesma hora.

A idéia foi baseada no manual quando diz que os membros do grupo (ou do quorum) podem ser convidados a dar aula. No caso, foram convidados todos mas só um será o professor. Colocado de forma extremamente interessante e animada, a proposta nessa ala tem sido um sucesso.

nas palavras do líder do grupo "sempre tem aqueles que desaparecem na hora do sorteio e voltam mais tarde, tem aqueles que de repente resolvem cumprir o chamado de presidir a aula dos rapazes, aparece alguém convidado a ajudar na primaria. Mas no todo temos aulas muito mais edificantes, comentários mais proveitosos e muito mais manuais nas aulas."

Já houve situações onde o sorteado não havia lido a aula e suou frio lá na frente, mas com a ajuda e comentários dos que leram a aula foi um sucesso.

O maior desafio é a aula da Liahona. O líder do grupo sempre leva alguns auxilios como gravuras ou algo pertinente para o professor sorteado.

Claro que o treinamento de primeiro domingo sempre fica com o líder e assistentes.

Essa idéia está sendo aplicada a 3 meses e tem funcionado.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br