terça-feira, 15 de junho de 2010

Resolvendo um problema

Neste domingo tive o privilégio de conversar com o conselheiro da estaca caxangá, o Rossine. Ele estava me contando sobre sua conversa com o Élder Bednar do quórum dos 12, quando foi entrevistado para a presidencia da estaca. Na época, o irmão Rossine era bispo da ala cordeiro. Ele perguntou ao elder Bednar qual a melhor maneira de resolver os problemas da ala, pois ele buscava entrevistar e conversar pessoalmente com cada membro.

O Élder Bednar respondeu que essa não é a maneira mais eficaz, pois numa ala temos 80 membros, se por domingo entrevista-se 2, termina o ano e conversou com metade da congregação. Aplicando agora para o quórum de élderes, temos 6 ativos, uns 10 inativos e realmente vejo agora que a entrevista pessoal com cada um não é a mais eficaz, não dá para entrevistar todos no mês, nem acompanhar cada um. Da mesma forma me disse minha esposa, quando foca numa das crianças da primária acaba dando menos atenção à outra....

Continuando a conversa do Rossine com o Élder Bednar, "Então como, qual seria a melhor maneira de resolver os problemas da ala?" O Elder Bednar respondeu que a melhor maneira é ensinar os príncípios corretos durante as aulas e reuniões e atividades. Se o problema é o atraso dos membros, deve-se focar nisso em discursos, jejuns, aulas, treinamento de liderança... até resolver o problema. Resolvido isso passemos para o próximo problema... Dízimo. Foca-se todas as semanas, tudo relacionado ao problema.

O élder Bednar ainda deu mais uma dica. O problema só será resolvido quando você tiver um testemunho pessoal sobre o assunto. Pois só se ensina quando se tem um testemunho do que se está sendo ensinado. Se o problema é atraso, o líder deve buscar por oração, jejum e escrituras seu testemunho pessoal sobre chegar na hora, e depois pelo exemplo e testemunho ensinar os membros.

Faço disso proveito meu pois eu também buscava falar pessoalmente com cada membro do quorum. Se tenho problemas, atraso, falta de preparo nas aulas, falta de escrituras, baixas visitas... agora tenho uma melhor ideia de como resolver. Espero que tenha sido esclarecedor pra vcs como foi pra mim. obrigado irmão Rossine por compartilhar conosco.

Atividade Genealogia da estaca

A atividade começou com o discurso de 25 min do Conselheiro da estaca Caxangá. Foi um discurso excelente, ele conseguiu incluir ao final do discurso algumas referencias básicas dos CHF, onde ir ... etc.

Depois começou a peça. A entrada dos personagens do mundo espiritual foi impactante , estavam indos. a luz apagada mas visível. O som audível. O detalhe das luzes acendendo e apagando na hora certa foi perfeito. Houve erros pequenos dos atores, nenhum que comprometesse sensivelmente o enredo. A saída final do "tataratio" foi triunfante. Todos aplaudiram. os atores voltaram para agradecer.

A atividade terminou com um tour das pessoas pelo cenário, visitando o mundo espiritual e a mesa de exposição de genealogia.

Se houve erros ou divergências do idealizado para a atividade, não foi sentida pela congregação, podemos dizer que a atividade foi maravilhosa, espiritual, impactnte e sensível. O espírito estava presente e conseguimos mais do que nossos objetivos iniciais. O Pai Celestial abençoou nosso trabalho. E senti que aceitou este sacrifício.

Arquivos, roteiro, audio das falas, convites etc

Algumas fotos do coral:

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Treinamento para receber o Sacerdócio de Melquisedeque

Está chegando a conferência e alguns homens recebem o secerdócio de Melquisedeque, é o caso do Gleidson da nossa ala. Então foi preparado um treinamento especial para ele e sua esposa sobre a história do sacerdócio de Melquisedeque, a importância, ordenanças, as bençãos, o privilégio de ser um portador do Sacerdócio... Foi uma tarde bem especial.

Enquanto isso a Pres. da primária foi convidada a ensinar um pouco sobre o mesmo tema ao filho da família, o Natan de 4 anos. Eis o resultado:

Foram momentos muito especiais!

Em breve colocarei aqui o arquivo com sugestões e dizeres para esse treinamento.


 
BlogBlogs.Com.Br